A Câmara Municipal de Vila Real irá assinalar o Dia Internacional da Violência contra as Mulheres, que se celebra a 25 de novembro, associando-se à campanha da ONU Mulheres, designada “Pintar o Mundo de Laranja” (Orange the world, em inglês). Neste enquadramento, o edifício da autarquia será iluminado de cor de laranja, uma cor associada não só à cautela e à atenção, mas também à energia e à vitalidade.
Se, por um lado, é imperativo prestar atenção às manifestações, mais ou menos evidentes, de violência, também é necessário envidar esforços enérgicos e concertados para debelar aquele que é um fenómeno atentatório contra a dignidade humana. “A violência contra as mulheres é um crime público que a todos deve preocupar; é uma grave violação dos direitos humanos e uma forma de discriminação que não pode deixar ninguém indiferente”, sublinhou Mara Minhava, Vereadora da Ação Social e Saúde e Conselheira para a Igualdade.
O Dia Internacional da Violência contra as Mulheres é uma iniciativa de âmbito global, cujo objetivo é conscientizar sobre a violência de género, bem como promover ações para preveni-la e eliminá-la. A escolha da data remete ao brutal assassinato das irmãs Mirabel, ativistas políticas da República Dominicana. O crime, ocorrido a 25 de novembro de 1960, por ordens do ditador Rafael Trujillo representa um atentado à dignidade humana. Por esse motivo, as Nações Unidas elegeram essa data para lembrar as vítimas da violência de género e incentivar esforços para erradicar essa forma de violência.
É neste enquadramento que surgem as celebrações do Dia Internacional da Violência contra as Mulheres e que visam a consciencialização pública, a defesa dos direitos das mulheres, a mobilização contra a violência de género, o desafio dos estereótipos de género, entre outras iniciativas cujo mote é debelar qualquer forma de violência contra as mulheres.