Várias escolas encerram portas esta sexta-feira em alguns concelhos do distrito de Vila Real, devido à previsão de queda de neve provocada pela passagem da depressão Ingrid pelo continente durante os próximos dias. O distrito vila-realense encontra-se sob aviso vermelho, segundo dados do Instituito Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Boticas, o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro vai estar fechado após reunião entre o Serviço Municipal de Proteção Civil, a direção do agrupamento, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas e a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município, tendo como principal objetivo “salvaguardar a segurança dos alunos”.

Também em Mondim de Basto, o município, em coordenação com a Direção do Agrupamento de Escolas decidiu não abrir portas esta sexta-feira, por estar comprometida a deslocação dos alunos para a escola, bem como o seu regresso a casa

Em Montalegre, o cenário é idêntico, estando previsto o encerramento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, nomeadamente a Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, a Escola Secundária do Baixo Barroso, as Escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para o CACI Montalegre (Cercimont).

Já no concelho de Valpaços, o serviço de Proteção Civil Municipal aconselhou a suspensão do transporte escolar, levando ao encerramento total das escolas do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

Em Ribeira de Pena não está para já previsto e encerramento das escolas do concelho, no entanto o município alerta os encarregados de educação das aldeias de Alvadia, Macieira, Cadaval, Bustelo, Choupica, Ouro e Tojais os transportes escolares poderão ficar condicionados, podendo verificar-se atrasos ou constrangimentos na sua realização, devido à queda de neve prevista para o território transmontano.

(Em atualização)