“Chapéus há muitos” é o nome da exposição que vai ser inaugurada a 26 de julho, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito das celebrações do “Dia dos Avós”. Mais de 130 idosos, oriundos de 19 instituições da região, vão estar no campus para conviver e fruir de momentos culturais.
Com a presença do reitor da UTAD, Emídio Gomes, e do diretor do Centro Social e Paroquial de Constantim, Ricardo Pinto, a mostra “Chapéus há muitos” será inaugurada pelas 14h45, na sala de exposições da Biblioteca Central da UTAD. Trata-se de uma exposição coletiva que reúne perto de duas dezenas de chapéus nascidos de mãos seniores.
Durante o último mês, 19 instituições de solidariedade social de Alijó, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real desafiaram os seus utentes a criar os chapéus que poderão ser vistos na UTAD, até ao final de agosto. Feitos com diversos materiais reciclados, os chapéus foram ganhando forma e feitios, conforme a imaginação dos idosos.
Coorganizada pela Pró-Reitoria para a Cultura e Serviços de Documentação, pelo Centro de Cultura e Responsabilidade Social da UTAD e pelo Centro Social e Paroquial de Constantim, a exposição “Chapéus há muitos” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas, sendo a entrada gratuita.
Programa
14h30 | Atuação do Grupo de Bombos de Constantim, Átrio da Biblioteca
14h45 | Inauguração da exposição “Chapéus há muitos”
15h | Missa em honra de São Joaquim e Sant’ Ana, padroeiros dos avós, cocelebrada pelo capelão da UTAD e pelo pároco responsável pelo Centro Social e Paroquial de Constantim
15h45 | Atuação da Tuna da Universidade Sénior de Peso da Régua
16h | Lanche
16h15 | Atuação das tunas da UTAD