São esperados milhares de visitantes na maior Feira de Rua do Norte de Portugal de 29 de outubro a 1 de novembro.
Durante quatro dias Chaves volta a ser palco da tradicional Feira dos Santos, o grande acontecimento socioeconómico e cultural da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Realizada desde tempos que se vão perdendo já da memória, a “Feira dos Santos” constitui hoje para as gentes do Alto Tâmega e particularmente para os flavienses, o ex-libris festivo da cidade e região, que ano após ano recebe mais de 500 expositores e milhares de visitantes, de todo o país, mas também da vizinha Espanha
Os “Santos”, como popularmente se usa chamar a este grande acontecimento festivo, vão-se repetindo anualmente transformando o centro da cidade, que se torna nesta altura um espaço de convivência, repleto de sons, cheiros e movimentos, onde as ruas se enchem de multidões e o comércio e a diversão são os protagonistas do evento.
Mas a Feira dos Santos não é nem pretende ser tão só uma Feira de Atividades. A tradição incorpora no programa o concurso do melhor gado, a “chega de bois”, a animação de rua, estas são algumas das atividades que, a par de outras, têm garantido o êxito desta importante Feira Anual de Todos os Santos. A gastronomia é outra faceta de atração, com destaque para a Feira do Polvo, que decorre em paralelo com a tradicional Feira do Gado.
O evento é organizado em parceria pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e o Município de Chaves.