A dupla de nome artístico “Hitty Kp” e “Bri”, que surgiu na sequência do projeto “Migrantes” promovido pelo Teatro de Vila Real em 2023, vão fazer a estreia do seu projeto “Okwenda”, nesta quarta-feira, (05), no Teatro de Vila Real.
Com influências de hip hop, R&B, afro-beat e amapiano, o projeto busca transmitir mensagens encorajadoras sobre a realidade social por meio de música, dança e poesia. De acordo com Quintino Sá, de nome artístico “Hitty Kp”, de Guiné-Bissau, a ideia era fazer a estreia do projeto no final do ano passado, mas, “tentar fazer esse casamento de tempo na universidade e no trabalho com esse nosso sonho que é fazer música não foi fácil” confessou.
Para Quintino, esse projeto musical “Okwenda” que significa “vai” numa língua falada em Angola, trará um impacto positivo devido às suas composições, que trazem mensagem de preocupação daquilo que é o dia a dia dos imigrantes. “Qualquer imigrante em qualquer outra parte do mundo é óbvio que quando sai do teu país para outro lugar, tu tens desafio enorme para enfrentar. Nas nossas letras, nós trazemos essas preocupações com o intuito de encorajar, dar mais força”, concluiu.
Por sua vez, Brígida, de nome artístico “Bri”, de Angola, conta que a parte da composição foi “desafiadora”, e que foi necessário escrever e reescrever várias músicas, para ficar de acordo com o conceito do projeto que conta com sete músicas de estilos diferentes, nomeadamente Rap, Hip Hop, Semba e Afro Zouk.
O projeto ainda não contou com nenhuma parceria a nível externo além do Teatro de Vila Real. “Estamos com grande suporte de amigos encorajadores e também por parte da direção do teatro, que tem sido muito amável, muito porto seguro, muito grande para nós”, afirmou Brígida apelando o apoio e a participação do público na apresentação do projeto.
A dupla que tenciona apresentar o seu projeto em outras regiões de Trás-os-Montes e “possivelmente” no norte do país, espera que esse concerto seja um “pontapé” de saída nas suas carreiras.