O Município de Vila Real volta em 2023 a aderir à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), uma iniciativa da Comissão Europeia que, todos os anos, de 16 a 22 de setembro, pretende contribuir para o debate sobre a mobilidade urbana sustentável e a necessidade da mudança de comportamentos, em particular no que toca à utilização do automóvel. Como referiu o vereador responsável pelo Pelouro das Acessibilidades, Mobilidade e Transportes, Adriano Sousa, na sessão de apresentação da SEM’23 “pretendemos com esta iniciativa, por um lado, dar a conhecer as nossas posições sobre as questões da mobilidade urbana e, por outro lado, sensibilizar a opinião pública, nomeadamente os cidadãos vila-realenses, pais, encarregados de educação e as crianças que serão no futuro os grandes impulsionadores desta mudança que está a ocorrer em todas as cidades, para que se adotem posturas diferentes, mais adequadas ao momento de emergência climática que estamos a viver”.
A autarquia acredita que, para além da tomada de medidas no terreno, a sensibilização da população para a necessidade da mudança de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular, é fundamental para que esta transformação possa ser uma realidade. Foi nesse sentido que foi preparado o programa da Semana Europeia da Mobilidade 2023 que inclui, entre outras ações, a campanha de sensibilização “Pequenos Polícias e a Segurança Rodoviária”, que será desenvolvida com a participação dos alunos do 4º ano e da PSP, que pretende sensibilizar os automobilistas para o estacionamento em locais não permitidos, para o excesso de velocidade, zonas de prioridade aos peões, entre outros, através da distribuição de flyers, ao mesmo tempo que aprendem regras de circulação na cidade. O programa inclui ainda uma caminhada sénior, um passeio de bicicleta para toda a família e a realização de duas conferências, no âmbito da iniciativa Vila Real Talks.
A primeira conferência irá decorrer no dia 18 de setembro, subordinada ao tema “O regresso do Espaço Urbano”, a segunda, que se realiza no dia 20, irá debater a “Mobilidade Urbana e Eficiência Energética”. Ao longo de toda a semana irão ainda decorrer inúmeras atividades envolvendo as crianças dos Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus.