No âmbito da Semana da Igualdade, o Município põe em prática mais um programa destinado à celebração e conscientização da população sobre esta temática. A iniciativa ganhou vida a 25 de novembro, em sintonia com o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, com o lançamento da campanha da ONU “Pintar o Mundo de Laranja”, e decorre até ao dia 30 deste mês.
A semana está repleta de diversas ações de sensibilização, incluindo jogos desportivos e educativos nas escolas do município durante todo o dia 27, envolvendo os jovens na discussão da igualdade de género no desporto (Desporto +Igual). Mara Minhava, Vereadora da Ação Social e Conselheira para a Igualdade, sublinhou a importância da participação cidadã neste debate sobre as questões da igualdade e da inclusão, desafiando os jovens a fazerem parte desta mudança que conduzirá a uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas.
“As mais diversas diferenças devem ser respeitadas independentemente daquilo que são os valores de cada um. Esperamos que através destas ações realizemos esse processo de mudança para um futuro mais igualitário.” – lembrou aos jovens, Alexandre Favaios, Vice-presidente e Vereador da Educação e Ensino do Município.
No dia 28 realiza-se, no Museu da Vila Velha, a Mostra da Igualdade, promovida pelos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, além da visualização e debate de curtas-metragens do Plano Nacional do Cinema. No dia 29 de novembro decorrerá no Espaço Igualdade a ação “Partilha de Experiências – Saúde, Inclusão, (Des)igualdades e Oportunidades”, a par da abertura de uma exposição pela Associação Borboletas aos Montes.
A Semana acaba em grande com o VII Seminário da Igualdade, durante o período da manhã. A partir das 17h00, no Bairro da Araucária, será dinamizada uma atividade no âmbito do projeto “o meu Bairro é top”, de modo a abranger a música e a literacia como formas de inclusão social.
Junte-se à Semana da Igualdade e seja parte ativa na construção de um futuro mais igualitário, e para uma Vila Real mais inclusiva e acolhedora para todos.