No passado dia 5 de janeiro, no Fórum de Atividades de Santa Marta de Penaguião, realizou-se o XX Encontro de Cantadores de Janeiras de Santa Marta de Penaguião.
A edição deste ano ficou marcada pela apresentação da temática oficial do Município penaguiense para o ano de 2025. Após o “Ano para trilhar Santa Marta” em 2024, 2025 será celebrado como o “Ano Oficial de Santa Martha”, uma homenagem à Padroeira da Região Demarcada do Douro. “Porque a Hospitalidade é a nossa característica mais relevante – 2025 será o ano oficial da Padroeira de toda a Região Demarcada do Douro, aquela que detém no nosso concelho o seu modesto, mas tão simbólico Santuário.”, destacou a vice-presidente, Sílvia Silva.
A tarde foi marcada pela presença de sete expositores na Feira de Artesanato, e pela atuação de sete grupos de cantares do concelho: o Grupo de Cantares de Fornelos, o Grupo de Cantares “Os Romeiros de São Miguel”, o Grupo Cultural e Desportivo de Sever, os Amigos da Música do Centro Cultural e Desportivo de Lobrigos, bem como o Grupo de Cantares “Os Socalcos do Corgo”, o Grupo Regional “Terras de Penaguião” e o Grupo Cultural “Os Medroenses”.
Num ambiente de muita animação e convívio, houve também espaço para a entrega de prémios aos alunos do Quadro de Excelência e de Valor do agrupamento de escolas local. Um total de 93 alunos receberam o prémio do Quadro de Excelência (cheques do valor de 50€ aos alunos do 1º ciclo e de 100€ aos alunos do 2º e 3º ciclo). Um investimento total da autarquia penaguiense de 6.450 euros.
Para além deste investimento financeiro, 35 alunos receberam as medalhas “Solidarius” como prémio do Quadro de Valor, prémio este de grande importância, uma vez que reconhece os alunos que foram mentores dos colegas ajudando-os a melhorar os seus resultados escolares, sendo-lhes assim reconhecidos os valores da amizade e da entreajuda.
Para dar por oficialmente terminada a época natalícia, o Município penaguiense revelou os nomes das montras premiadas no Concurso de Montras D’Ouro que contou com a participação de doze estabelecimentos comerciais penaguienses. De salientar que os resultados foram apurados através dos votos da população penaguiense durante o mês de dezembro e início de janeiro. Em 3º lugar, ficou a montra Janela de Natal – Osnofa, em 2º lugar a montra Sombra -Casa das Flores e o 1º lugar ficou para a montra O Natal Encantado – Artestitiz.