No âmbito das atividades previstas no programa das Pré-Jornadas Mundiais da Juventude do concelho de Sabrosa, organizadas pelo Comité Organizador Paroquial de Sabrosa, o concelho de Sabrosa acolheu, de 26 a 31 de julho, 25 peregrinos de nacionalidade francesa que estão em Portugal para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude 2023.

Distribuídos por várias famílias de acolhimento, durante a estadia os jovens participaram em várias atividades de partilha cultural e social que fizeram da última semana uma semana especial para o concelho. As atividades começaram no passado dia 26 de julho, com os jovens a serem recebidos em festa ao som do Grupo de Bombos Zés Pereiras de Sabrosa e do artista Vítor Pica, no BB King Parque, sendo posteriormente distribuídos pelas famílias de acolhimento. À noite, todos assistiram ao Concerto “Duo em forma de pera”, com David Rodrigues (𝘉𝘢𝘯𝘥𝘰𝘭𝘪𝘮) e Tadeu Filipe (𝘖́𝘳𝘨𝘢̃𝘰), na Igreja Paroquial de São Martinho de Anta.

Nos dias seguintes o programa foi variado, destacando-se a visita a várias instituições do concelho, a visita aos espaços culturais, a elaboração de uma passadeira no Largo da Praça em Sabrosa, e a inauguração das placas identificativas das árvores dedicadas às Jornadas Mundiais da Juventude 2023 na Nossa Senhora da Azinheira, em São Martinho de Anta. Para além disto, os peregrinos participaram todos os dias em momentos de oração em várias freguesias do concelho de Sabrosa.

A Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, presente na inauguração das placas identificativas das árvores dedicadas às Jornadas Mundiais da Juventude 2023 na Nossa Senhora da Azinheira, e em vários momentos durante a semana, aproveitou o momento para dar as boas-vindas a todos os jovens, agradeceu às famílias, às paróquias, e ao Comité Organizador Paroquial de Sabrosa por tornarem esta experiência possível, e desejou a todos uma estadia inesquecível, proveitosa, cheia de partilha e boas memórias que os façam regressar no futuro a Sabrosa e à região duriense.

Na manhã de ontem, 31 de julho, os peregrinos partiram para Lisboa para as Jornadas Mundiais da Juventude.