A união de freguesias de Mouçós e Lamares, em Vila Real, celebra a Romaria da Senhora da Pena (Paróquia de Mouçós), nos próximos dias 6, 7 e 8 de setembro, uma manifestação religiosa única no país.
Com os seus andores grandiosos, que em alguns anos chegaram a atingir os 23 metros de altura, são carregados por mais de uma centena de pessoas. Esta romaria reúne milhares de pessoas, tendo como principal objetivo assistir à procissão onde, pela fé destas gentes, querem tocar o Céu como grandiosidade da sua própria fé e crença, sendo os andores mais altos que o próprio mosteiro.
Recorde-se que no ano passado os andores não puderam sair dadas as condições climatéricas que se fizeram sentir no dia da procissão e que podiam colocar em risco os participantes.
Este ano a romaria é organizada pela aldeia de Sigarrosa, que preparou um programa que conta com um conjunto de atividades de lazer, culto e animação para os devotos da Senhora da Pena.
As festividades iniciam-se na sexta-feira, dia 6, com a procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, seguido de encontro de bombos e atuação musical. No sábado, decorre a feira anual de gado e uma missa solene por todos os habitantes falecidos no âmbito da romaria. O dia 8, ponto alto das celebrações, conta com missa solene em honra de Nossa Senhora da Pena e a majestosa procissão com os tradicionais andores com dezenas de metros, bem como o despique de bandas e atuações musicais.