O rio Douro mantém-se estável, com caudais mais baixos durante a noite, mas deverá encaixar mais água ao longo do dia, devido à chuva prevista em Portugal e Espanha. Segundo o comandante adjunto da Capitania do Douro, Pedro Cervaens, a noite foi tranquila no Porto, em Vila Nova de Gaia e no Peso da Régua, registando-se níveis inferiores aos de quinta-feira. Ainda assim, as autoridades mantêm alerta máximo até domingo, uma vez que a água não escoa de imediato e os caudais poderão voltar a subir.
O Douro continua em alerta vermelho para risco de cheias, com o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ativo até domingo, no âmbito da situação de contingência decretada pelo Governo.
O mau tempo associado às depressões Kristin, Leonardo e Marta já provocou 16 mortos, centenas de feridos e desalojados, além de elevados danos materiais em várias regiões do país, sobretudo no Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. O Governo prolongou a situação de calamidade em 68 concelhos e anunciou apoios que podem atingir 2,5 mil milhões de euros.