No passado dia 21 de outubro, pelas 15:00, decorreu a cerimónia de entrega de certificados do Quadro de Excelência (3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) e dos Diplomas de conclusão do Ensino Secundário, respeitantes ao ano letivo 2022/2023. O evento contou com a presença de alunos, pais e encarregados de educação, docentes, não docentes e parceiros, internos e externos à instituição, e teve lugar, com lotação esgotada, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Vila Real .
A abertura da cerimónia esteve a cargo da Diretora da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Helena Correia, do Presidente do Conselho Geral, José Brandão, e do Vereador da Educação, Alexandre Favaios, que é, simultaneamente, o Vice-presidente do Município. A Diretora da Escola saudou os presentes e enalteceu os alunos que revelaram excelentes resultados escolares, ressaltando que estes são fruto não só do trabalho profissional do corpo docente da Escola mas também, e acima de tudo, da dedicação e do esforço dos alunos e das suas famílias. Referiu, ainda, que foram propostos para o Quadro de Excelência 214 estudantes, representando 25% do universo de alunos da escola. No que respeita aos estudantes diplomados, enfatizou que 90% dos alunos candidatos ao Ensino Superior entraram na 1º fase, 60% dos quais na primeira prioridade e 34% na segunda, tendo sido colocados um total de 168 jovens nas mais diversas áreas do conhecimento. Também o Ensino Profissional é motivo de orgulho uma vez que 5 dos 19 alunos, que concluíram o Curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde, ingressaram no Ensino Superior, tendo os restantes integrado o mercado de trabalho.
O Presidente do Conselho Geral destacou a importância do “velhinho Liceu”, que comemora o seu centésimo septuagésimo quinto aniversário, mantendo sempre, como padrão de referência, a valorização das relações humanas entre toda a comunidade escolar e o acompanhamento, ao longo de todo o percurso escolar, de todos os alunos, apoiando-os, motivando-os e responsabilizando-os na execução de todas as suas atividades.
Por sua vez, o Dr. Alexandre Favaios elogiou o excelente trabalho da Escola que, ano após ano, trabalha para que “não fique ninguém para trás”. Realçou, ainda, que o papel do Município é estar ao lado de toda a comunidade escolar, assumindo-se como um facilitador para que dias como este continuem a acontecer. Referiu, também, que a modernização da escola é uma prioridade e que o projeto de execução já foi adjudicado, acreditando-se que o processo já não terá mais travagens. A intervenção culminou com votos de um “trajeto de sucesso” para todos os alunos.
A cerimónia, apresentada e conduzida pelo professor António Viamonte e pela aluna Nicole Silva, foi valorizada e enriquecida artisticamente com vários apontamentos musicais de qualidade, interpretados pela magnífica “Camilibanda”, constituída por elementos que integram a comunidade escolar. O evento encerrou com um lanche convívio, abrindo espaço à interação e a uma saudável confraternização entre todos.
A realização desta cerimónia só foi possível graças à articulação com o Município e o Teatro de Vila Real, a quem a Diretora da Escola endereça uma palavra de gratidão.
A equipa de comunicação