A Savannah Resources anunciou esta segunda-feira, 15 de setembro, que as reservas de lítio confirmadas no Projeto Lítio do Barroso, em Boticas, Vila Real, são 40% superiores ao estimado anteriormente. O recurso JORC situa-se agora nos 39 milhões de toneladas, dentro da área de concessão já definida.

A empresa britânica indica ainda que o recurso adicional estimado para exploração aumentou 200%, passando para valores entre 35 e 62 milhões de toneladas. Segundo a mineradora, existe potencial para que o projeto ultrapasse, no futuro, os 100 milhões de toneladas de mineralização de lítio, suficiente para a produção de 47 milhões de veículos elétricos.

O CEO da Savannah, Emanuel Proença, destacou que a expansão confirma “uma possível vida útil do projeto mais longa do que a prevista no Estudo de Âmbito de 2023”. O responsável sublinhou que este aumento permitirá criar mais empregos, reforçar o pagamento de royalties e impostos e prolongar os benefícios socioeconómicos para a região e o país.

A empresa considera que a ampliação dos recursos poderá contribuir para fixar população no território e atrair novos residentes, ao dinamizar a economia local em torno do setor mineiro.