Apesar de se manter como uma das regiões mais acessíveis do país para comprar casa, o distrito de Vila Real continua a registar uma tendência de subida nos preços da habitação. Segundo o mais recente índice de preços do portal imobiliário Idealista, em agosto de 2025 os preços no distrito subiram 2,9% face ao mesmo mês do ano anterior.

Já no concelho de Vila Real, capital de distrito, o aumento foi mais acentuado, com uma valorização de 3,4% em relação a agosto de 2024.

Atualmente, o custo médio por metro quadrado no distrito de Vila Real situa-se nos 1.059 euros/m², enquanto na cidade de Vila Real o valor é mais elevado, atingindo os 1.365 euros/m².

Mesmo com estas subidas, Vila Real continua entre as zonas mais económicas do país para adquirir habitação, apenas superada por distritos como Guarda (785 euros/m²), Portalegre (869 euros/m²), e Bragança (893 euros/m²).

Subidas generalizadas no país

A nível nacional, o preço médio de venda das casas em Portugal registou uma subida de 8,4% em agosto, fixando-se nos 2.951 euros/m². A nível trimestral, o aumento foi de 3,5%.

Entre os distritos e regiões autónomas com maiores subidas homólogas destacam-se a ilha de Porto Santo (23,9%), ilha de São Miguel (17,9%) e Santarém (17,7%). No topo da tabela dos distritos mais caros para comprar casa está Lisboa (4.502 euros/m²), seguido de Faro (3.792 euros/m²) e a Madeira (3.536 euros/m²).

Cidade de Vila Real com valorização moderada

Entre as capitais de distrito, Vila Real registou um crescimento de 3,4% nos preços em agosto, posicionando-se abaixo da média nacional, mas ainda assim em linha com a tendência de valorização do mercado habitacional. Na lista das cidades mais económicas para comprar casa, Vila Real surge na 4.ª posição, atrás de Guarda, Bragança e Beja.