O Município de Vila Real apresentou, no dia 7 de setembro, a 8ª edição do Pitoresco e 12ª do Festival de Estátuas Vivas que animarão a vida artística vila-realense neste mês de setembro, dois eventos que, como referiu o Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, são uma referência cultural incontornável que está presente nas mentes dos vila-realenses e de quem nos visita nesta altura do ano.
O Pitoresco – Festival de Street Art, decorre de 14 a 17 de setembro, mantendo a parceria entre a Instantes Mutantes, o Município de Vila Real e a Junta de Freguesia de Vila Real. Este ano serão pintados mais quatro murais que virão enriquecer o já vasto espólio da galeria de arte urbana a céu aberto, que passará a contar com um total de 42 trabalhos. Na presente edição será ainda retomada a descentralização do Festival que levará esta manifestação artística até Mondrões, onde será pintado um dos murais. Os outros murais ficarão localizados em Montezelos, na Araucária e na Escola Profissional da Nervir, este último com o apoio da Freguesia de Vila Real. A multiculturalidade, a olaria e o escutismo serão algumas das temáticas em destaque.
Os talentos locais voltarão a estar em evidência em 2023. Para além da iniciativa Arte Fora da Caixa, uma parceria com a EDP Distribuição com vista à pintura de caixas ou postos de eletricidade, que contará, como é habitual, com a participação de jovens vila-realenses, um dos murais terá a assinatura do artista vila-realense JUMAS.
A par da pintura dos murais, o Festival Pitoresco contará também com uma programação dinâmica, com a realização de eventos como workshops e exposições cruzando-se, no dia 16, com o Festival de Estátuas Vivas, e no dia 17, com o projeto Jardins Sonoros.
Assim, no dia 16, sábado, a partir das 15h00, o Festival de Estátuas, organizado pela Quimera, com o apoio da autarquia, junta-se ao Pitoresco com muita animação e atividades para toda a família. Além do concurso de Estátuas Vivas, que este ano contará com 10 participantes, as mini estátuas estão também de regresso à Vila Velha, com o tema Histórias e Contos, com a participação de sete crianças que construíram as estátuas em dois Workshops onde puderam aprender toda a magia desta arte. A iniciativa Jardins Sonoros, um projeto do Club de Vila Real em parceria com o Município, irá animar a tarde de domingo, dia 17 de setembro, levando música até aos jardins da Vila Velha. Mara Minhava, Vereadora da Cultura, sublinhou a particularidade destas duas iniciativas envolverem toda a comunidade, pois são feitas com e para ela, tornando-as singulares”.