O Município de Lamego recebe esta tarde (14), a sessão comemorativa do 24º aniversário da inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial da UNESCO, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE). Cerca de duzentos estudantes durienses vão protagonizar o espetáculo “Douro, património de diversidades”.

Nesta sessão comemorativa, que terá lugar no Teatro Ribeiro Conceição, estará presente o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

“Este ano, decidimos entregar o papel principal das celebrações do 24.º aniversário do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial às novas gerações. Queremos que os mais jovens compreendam que o Douro não é apenas uma paisagem, é uma forma de ser e de estar, é um território que se recria permanentemente e se leva, dentro de si, para qualquer latitude”, afirma o presidente da CCDR NORTE, António Cunha.

Neste espetáculo de 90 minutos, os estudantes, com idades dos 10 aos 18 anos, vão emergir como embaixadores dos bens identitários dos seus concelhos, levando à cena a alma do Alto Douro Vinhateiro. Orientados pelos seus professores, os jovens durienses vão dar a conhecer rituais, sabores, palavras, texturas e sonoridades que (re)descobriram nas suas escolas e que transformaram em cocriação artística.