No âmbito da dinamização do Plano Municipal para a Igualdade de Género, o Município de Vila Real assinalou, no dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, com a inauguração de uma exposição denominada (des) igualdades.
A exposição, patente nos Claustros do Município de Vila Real, é constituída por trabalhos da autoria dos/as alunos/as de Artes da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Esta iniciativa pretende promover uma reflexão crítica sobre questões de desigualdade e discriminação, celebrar e valorizar a diversidade cultural e étnica, designadamente no município, combater o preconceito e os estereótipos, bem como incentivar a participação cidadã e a colaboração entre diferentes grupos e setores da sociedade.
“Recorrendo à arte como veículo de transformação social, a exposição pretende sensibilizar a população para a importância da promoção da igualdade, numa lógica dialética: por um lado os/as alunos/as expressam, individual e coletivamente, as suas vivências e perspetivas e, por outro lado, incitam a população a fazê-lo, contribuindo para a sua reestruturação cognitiva e comportamental, em matéria de igualdade, cidadania e urbanidade”, referiu Mara Minhava, Vereadora e Conselheira Interna para a Igualdade.
A iniciativa, “para além de recorrer à arte como veículo de transformação social, tem como epicentro os jovens, autores dos trabalhos. Este último ponto é importante, conquanto envolva toda a comunidade, a iniciativa parte dos jovens, daqueles que brevemente serão adultos e cujo papel na sociedade é inquestionável”, terminou Mara Minhava.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Real encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE), tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Fonte: CM Vila Real