Foi aprovado a 15 de janeiro, em reunião de Câmara, o Plano de Ação para 2024 referente ao Plano Municipal de Juventude (PMJ).
“Este PA anual foi desenvolvido pelo Conselho Municipal da Juventude e reúne as várias medidas e ações que serão concebidas ao longo do corrente ano para cada um dos eixos estratégicos do PMJ”, referiu Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador do Desporto, sublinhando que dentro desta planificação, “a par da capitalização de iniciativas já em curso, é proposta a criação de novas respostas dirigidas aos jovens”, nomeadamente, a abertura de um Gabinete de Psicologia Infantil e Terapia do Sono e um Gabinete de Apoio à Nutrição para o 1º ciclo, o lançamento do Cartão Jovem Municipal, entre outras medidas relevantes para os jovens.
Na área da empregabilidade, por exemplo, são várias as medidas apresentadas neste PA, que prevê a divulgação de oportunidades de emprego, estágios e ações de estímulo ao empreendedorismo, organização de feiras de emprego, etc. Destaca-se ainda o Programa Erasmus + CE, com oportunidades de intercâmbio de grupos juvenis, o Portal Digital de Desporto e Juventude de Vila Real, assim como várias ações de solidariedade, entre elas o voluntariado jovem “Escola Solidária”, o Banco Social de Voluntariado e o Voluntariado do Alvão.
Recorde-se que o Plano Municipal de Juventude se caracteriza por oito eixos estratégicos: Saúde e qualidade de vida; Educação, formação e ciência; Emprego e empreendedorismo; Ambiente e sustentabilidade; Habitação, mobilidade e emancipação; Cultura, desporto e lazer; Associativismo e voluntariado; e Participação cidadã e cidadania. Estes eixos resultaram da auscultação aos jovens no decorrer do processo de elaboração do PMJ, desenhado para ser implementado na janela temporal de 2023-2027.