O Município de Mesão Frio preparou um programa com sugestões culturais variadas e uma Cerimónia Oficial para assinalar os cinquenta anos do 25 de Abril de 1974. 

Tudo começa no dia 24 de abril com um concerto comemorativo protagonizado por um artista portuense que se apresenta munido de voz e violão. Na véspera do feriado, «Óscar Ribeiro canta temas de Abril» revisitará algumas das canções mais ligadas ao período pré e pós-revolução, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Um concerto popular cheio de temas conhecidos que todos poderão cantar em coro com o músico convidado.

No dia 25, feriado nacional, a Câmara Municipal de Mesão Frio organiza as Comemorações Oficiais. Pelas 9h30, será hasteada a bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma romagem popular ao monumento de homenagem aos ex-combatentes na Guerra Colonial.

O ponto alto do dia 25 de Abril terá lugar no Auditório Municipal de Mesão Frio. A Sessão Solene contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e dos representantes das forças políticas eleitas à mesma Assembleia.

A parte cultural da sessão vai incluir uma Palestra proferida pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, António Barros Cardoso, e momentos musicais protagonizados por Tozé Freitas.

A programação cultural prossegue no dia 26 de abril com sessões de teatro dirigidas ao público infantil e juvenil. Às 9h30, na Biblioteca Municipal, será levada a palco a peça «Era uma vez um país a preto e branco: estórias de Abril», e às 15h30, desta vez no Auditório Municipal, será apresentada a peça «Memórias de Abril».

Na véspera do feriado do primeiro dia de Maio, regressa a música para continuar a celebrar a Revolução. O grupo musical Almasupra traz um concerto encenado onde se procura recriar o ambiente dos anos 70 com as suas vivências particulares. «Recordar Abril» será apresentado no Auditório Municipal, pelas 21h30.

Para encerrar o programa comemorativo do 25 de Abril, em Mesão Frio, terá lugar no serão de 3 de maio uma edição especial das «Tertúlias na Biblioteca». Miguel Carvalho, premiado jornalista português, trará à Biblioteca Municipal uma conversa que se quer participada sobre o seu aclamado livro «Amália: Ditadura e Revolução». Um livro de investigação jornalística sobre muitas facetas desconhecidas e surpreendentes da mais aclamada figura artística do Fado, Amália Rodrigues.