Faleceu Daniel Bastos, antigo deputado do PSD na Assembleia da República, no passado dia 17 de janeiro, aos 85 anos.
O funeral realiza-se, esta sexta-feira, dia 19, pelas 11 horas, com missa de corpo presente, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, seguindo depois para o cemitério da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, onde irá ser sepultado.
Natural do Porto, onde nasceu a 28 de julho de 1938, veio, ainda novo, estudar e viver para Vila Real, onde constituiu família, tendo sido reconhecido professor e dedicado grande parte da sua vida à causa pública local e nacional.
No campo político destaca-se o cargo de Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, no período pós 25 de Abril, que ocupou até às primeiras eleições autárquicas, realizadas em 12 de dezembro de 1976.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, entre 8 de janeiro de 1983 e 14 de janeiro de 1994, e Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral de Vila Real, entre 1979 e 1991. Para além destes, desempenhou ainda a função de vogal da Direção do Instituto do Vinho do Porto, entre 1991 e 1997.
Colaborou em diversas associações desportivas, humanitárias e culturais do concelho, tendo sido reconhecido pela sua dedicação à causa pública e a Vila Real, com a atribuição, a 13 de junho de 1993, da Medalha de Prata de Mérito Municipal.
O município vila-realense destaca “um homem com uma postura sempre prestável e cordial, muito prezado por todos aqueles que com ele tiveram a oportunidade de se cruzar”, aproveitando para manifestar “os mais sinceros pêsames à Família enlutada”.
Também o PSD Vila Real manifesta “o seu profundo pesar” pelo falecimento de um “militante de base e fundador do PSD em Vila Real, tendo exercido diversas funções enquanto dirigente do PSD, local e nacional, apresentando à família enlutada as mais sinceras e sentidas condolências”.