O município de Montalegre recebeu, nos dias 13 e 14 de julho, o XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português.

Dois dias de intensas atividades, com a colaboração do município de Montalegre. A programação do evento terminou num vasto campo afeto à freguesia de Reigoso onde decorreu a denominada prova de “Santo Huberto”. Belos exemplares e um elogio permanente da organização ao modo como a autarquia preparou o evento.

Cão de caça, o Perdigueiro Português tem origem na Península Ibérica; descende do antigo Braco Peninsular que é um ancestral comum a outros cães de parar. Evoluiu adaptando-se ao clima, terreno e tipo de caça bem como à seleção imposta por critérios sócio-culturais para a caça ao longo dos séculos. A raça conservou a sua morfologia bem como os critérios de utilização, que são similares aos dos nossos dias. A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII. No século XIV era conhecido como “podengo de mostra” evidenciando já a sua apetência para a caça. Era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça ao falcão.

No século XVI, já designado como Perdigueiro (de perdiz), era também utilizado pelo povo. A fixação das atuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no princípio do século XX.