A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, está de visita à Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) esta sexta-feira, 19 de dezembro, a respeito do périplo que está a realizar pelas unidades de saúde do país.
A agenda inicia pelas 9h00, na Unidade Hospitalar de Lamego, com a visita ao Serviço de Urgência, seguida da inauguração do Centro de Responsabilidade Integrada, CRI, da Diálise. Ana Paula Martins desloca-se depois para Bragança, onde irá visitar a Unidade Local de Saúde do Nordeste.
No período da tarde, a ministra da Saúde estará no Hospital de Chaves, pelas 15h30, para visitar o Serviço de Urgência e proceder à inauguração da nova sala de TAC – Tomografia Axial Computorizada.
Nas visitas, a tutora da pasta da saúde será acompanhada pelo Diretor Executivo do SNS, Álvaro Almeida, reunindo com os conselhos de administração e com profissionais de saúde para discutir “medidas concretas de reforço dos recursos humanos e materiais, bem como estratégias de articulação entre os cuidados primários, hospitalares e continuados, de forma a garantir uma resposta integrada e eficiente às necessidades de população”, pode ler-se em comunicado.
Além disso, a iniciativa tem como objetivo “conhecer detalhadamente a resposta das unidades de saúde aos desafios acrescidos que se verificam nesta época do ano, nomeadamente no que respeita à resposta às doenças sazonais, à gestão das urgências e à coordenação entre os diferentes níveis de cuidados”.
Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, fez saber que fará uma declaração pública sobre a atual capacidade de resposta do Hospital de Chaves, após a visita da ministra da Saúde, para reivindicar “medidas de reforço e respostas concretas face à perda significativa da sua capacidade de atuação, que afeta a população de toda a região do Alto Tâmega e Barroso”.