A região está a ser afetada pela passagem da depressão Kristin, que está a provocar alguns constrangimentos à normal circulação e funcionamento de escolas.

Segungo o Comando Distrital da GNR de Vila Real, o IP4 entre o Alto de Espinho e o concelho de Amarante encontra-se cortado devido à queda de neve. A A4 e A24 encontram-se circuláveis. havendo algumas zonas em que a circulação é feita apenas numa das vias, por acumulação de neve.

No que diz respeito às estradas municipais, a útima atualização do Município de Vila Real dava conta da existência de estradas intransitáveis e outras muito condicionadas à circulação, sobretudo nas zonas de maior altitude.

Relativamente às escolas, abriram na manhã desta quarta-feira (28), no concelho de Vila Real, apesar dos transportes escolares não conseguirem efetuar os percursos habituais em algumas zonas, por motivos de segurança, devido às dificuldades de circulação nas estradas afetadas pela neve e gelo.

Já nos concelhos de Alijó, Boticas, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar, o transporte escolar e atividades letivas foram suspensas, esta quarta-feira, devido à queda de neve.

No Peso da Régua a preocupação centra-se no rio Douro, pela possibilidade de galgar a margem. No dia de ontem o rio já tinha inundado as zonas mais suscetíveis, nomeadamente áreas ribeirinhas e pontos baixos do concelho, levando ao corte do acesso a essas áeas, situação também verificada no vizinho concelho de Mesão Frio, obrigando à interdição de acesso à Zona Fluvial da Rede, na freguesia de Vila Marim.

Noutros concelhos há ainda a registar a ocorrência de obstrução de vias devido a decorradas e deslizamento de terra, bem como a interdição de acessos a zonas ribeirinhas devido à probabilidade de ocorrência de cheias.