Mais de 250 marchantes desfilaram pelas ruas da cidade flaviense, no passado dia 22 de junho, para comemorar e defender as tradições locais, numa festa popular que contou com muita animação.

Foram seis os grupos que aderiram à terceira edição desta iniciativa, promovida pela Associação Cultural Flaviense Grupo Musical Amizade com o apoio do município de Chaves, e que tem como objetivo festejar raízes e tradições locais, recriar usos e costumes de outrora, lendas e mesmo atividades agrícolas.

Fizeram-se representar as localidades de Ervededo, Faiões, Santa Maria Maior, Santa Cruz Trindade/Sanjurge e este ano também com a participação especial do Grupo de Teatro Experimental Flaviense e do Rancho de Santa Valha, com concentração na Praça de Camões, e desfile pelo centro histórico, terminando na Madalena, local escolhido para receber os mais de dois milhares de pessoas que assistiram ao evento.

As marchas foram avaliadas por um júri composto por elementos representantes de cada grupo, que tiveram como tarefa difícil deliberar um único vencedor, sendo os restantes reconhecidos com o prémio de participação. Ervededo conquistou o prémio de Melhor Marcha Popular de Chaves 2024, reunindo o consenso do júri e do público presente, com um tema amoroso que incluiu a representação dos típicos “namoricos” terminando com uma proposta de casamento.

Este evento não se resume apenas ao prémio, mas sim à confraternização e dinâmica envolvida na preparação da marcha que se transformou num encontro de muita alegria onde o bairrismo foi representado através de grande talento e orgulho das raízes e tradições apresentadas.

O autarca flaviense, Nuno Vaz, agradeceu individualmente a cada grupo participante enaltecendo os executantes musicais e os marchantes na criação de um espetáculo memorável “que traduz um investimento, uma vontade e querer de uma organização conjunta, que ano após ano tem vindo a afirmar este evento no programa cultural de Chaves”.

A festa contou também com animação pelo Grupo de Bombos de Penude e pela Banda Musical de Outeiro Seco, uma feira com a venda de produtos regionais, e prova de vinhos, assim como uma zona de degustação típica da época. A atuação do Grupo Musical “Rafael & Marco”, encerrou este evento com o típico bailarico das festas populares.