O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, iniciou esta segunda-feira, dia 23 de outubro, uma visita de três dias ao distrito de Vila Real, no âmbito do programa Sentir Portugal.
O líder social-democrata começou a manhã, estabelecendo contactos com a população e visitando uma Adega Cooperativa, em Mesão Frio, com o objetivo de “comprovar aquela que é a realidade, neste caso muito específica, da vinha na região demarcada do Douro”.
Posteriormente, a comitiva viajou de comboio desde a Rede até à Régua. Aqui, a principal problemática foi a dos investimentos na Linha do Douro que, segundo Luís Montenegro, “continuam a ser protelados e atrasados com grande prejuízo quer para a mobilidade das pessoas, quer mesmo para podermos potenciar toda a capacidade turística que o Douro tem vindo a cimentar, mas que é preciso de forma sustentada, preservar e fazer evoluir nos próximos anos”.
Acompanhado dos deputados pelo círculo eleitoral de Vila Real e por elementos das estruturas distrital e concelhia do PSD, o presidente do partido seguiu para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde foi recebido pelo reitor, Emídio Gomes. Neste estabelecimento de ensino superior, teve a oportunidade de percorrer itinerários pedonais da eco campus e visitar as instalações do Laboratório da Floresta.
No seu entender, a UTAD “é um bom exemplo de como é possível atrair estudantes, dar-lhes capacidade e qualificação e depois colocá-los ao serviço da atividade económica, esperando que não lhes aconteça aquilo que infelizmente é a marca dos últimos anos que é ver os jovens estudantes qualificados partirem para o estrangeiro por falta de oportunidades em Portugal”.
Já no que toca ao FIRESTWISE, Luís Montenegro realçou a importância das experiências de colaboração entre o ensino superior e a economia, denominadamente no que concerne à gestão florestal.
O programa Sentir Portugal estende-se até quarta-feira, dia 25 de outubro, com diversas visitas à população, instituições e tecido empresarial do distrito de Vila Real.
Carlos Pereira Cardoso