Realiza-se, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, o “Congresso Internacional nos 500 anos de Camões: o lírico e o épico no seu tempo e na atualidade”,no Departamento de Letras, Artes e Comunicação, no auditório 1.10 da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) na UTAD, Vila Real.
O programa conta com a presença do ilustre camoniano José Carlos Seabra Pereira, que falará sobre “HORIZONTES DE PLENITUDE EM CAMÕES – OS «LOUROS» E AS «PALMAS»”, bem como de Mónica Bochicchio que apresenta a segunda plenária do dia 29, com uma comunicação intitulada “Intersemioses Camonianas no séc XXI: Diálogos Entre a Poesia e as Artes Plásticas”. Com duas sessões plenárias, no primeiro dia do evento, e mais de 10 comunicações oriundas de várias universidades nacionais e uma internacional, vão estar sob a mesa, temas tão importantes como a “marca camões”, “camões nas artes”, “os lusíadas”, entre tantos outros.
De acordo com a Comissão Organizadora: “500 anos do nascimento do mestre mostram a importância que ele continua a ter na sociedade portuguesa e as diferentes participações sobre o autor são a prova viva de que é necessário reconhecer a importância desta figura na Academia e na História portuguesa. Trazer alguns dos mais conhecidos académicos que falam sobre o poeta é a prova de que é possível comemorar questões importantes também a partir da UTAD”.
Por outro lado, haverá também uma mesa redonda onde se falará sobre a importância de Trás-os-Montes na divulgação e preservação do trabalho do poeta, com a presença e participação de Teresa Albuquerque, Presidente delegada da Fundação Casa de Mateus, e, ainda na mesa redonda debate, será abordada a tese de que Camões teria uma ascendência flaviense.