A aldeia de Travassos, na Freguesia do Bilhó, em Mondim de Basto reviveu, neste domingo a tradição do Leilão das Carnes.

Esta iniciativa realiza-se, anualmente, no domingo magro que marca o início do período do Carnaval, onde não falta o tradicional fumeiro, os petiscos e muita animação.

Como já é habitual, o evento iniciou com uma caminhada que partiu da Capela de São Bartolomeu, no Bilhó, até à aldeia de Travassos, num percurso linear, de 10km, que resultou numa experiência enriquecedora pela natureza e pela história destas aldeias.

Durante todo o dia, os visitantes puderam desfrutar das bancas de produtos tradicionais, do Mercadinho Rural, da exposição de animais, além da vitela maronesa no espeto e das tasquinhas dos petiscos. As crianças também puderam desfrutar de um espaço dedicado, com jogos e diversas animações.

O período da tarde iniciou animado com o tradicional Leilão das Carnes e outros produtos cedidos pela comunidade local, cujo valor das oferendas reverte para a Padroeira Santa Bárbara.

A animação prolongou-se até ao anoitecer com a animação de rua pelo grupo Arritmia Brass Band.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, o “Leilão das Carnes” é uma “tradição antiga que a autarquia pretende manter e valorizar numa das aldeias mais genuínas de concelho. O investimento do Município para a realização desta iniciativa comprova, também, a importância dada na descentralização de atividade em todo o concelho”.

Torne-se assinante do Notícias de Vila Real

Para ter acesso a este e outros trabalhos publicados no Notícias de Vila Real, torne-se assinante do nosso jornal.