Passavam poucos minutos das 18h quando apareceu na varanda da Basílica de São Pedro, o novo Papa. Os cardeais reunidos na Capela Sistina escolheram o cardeal norte-americano Robert Prescov, que assumiu o nome de Leão XIV.
Na primeira aparição pública à cidade de Roma e ao mundo, Leão XIV, visivelmente emocionado, começou por saudar os presentes com “a paz esteja com todos vós” trazendo, em seguida, uma mensagem de paz com origem no “Cristo Ressuscitado”.
O novo chefe da Igreja Católica não esqueceu o seu antecessor, lembrando “aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma. O Papa, que abençoava Roma, dava a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã de Páscoa”.
O novo Sumo Pontífice nasceu em Chicago, EUA, a 14 de setembro de 1955. Professou votos na Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote em Roma, a 19 de junho de 1982. Durante mais de 20 anos foi missionário no Peru, onde trabalhou como pároco, professor e administrador.
Entre 2001 e 2013 foi Prior-Geral da Ordem de Santo Agostinho. É ordenado bispo em 2014, tendo ficado responsável pela diocese de Chiclayo, Peru, cargo que manteve até 2023, quando foi criado cardeal pelo Papa Francisco.
Uns meses antes tinha sido nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que ocupou até à poucas semanas.
Assume agora a liderança espiritual da Igreja Católica e a chefia do Estado do Vaticano como 267.º Papa.
Próximos passos do Papa Leão XIV
O recém-eleito Papa Leão XIV, presidiu à Missa com os cardeais presentes no Vaticano, na manhã desta sexta-feira, na Capela Sistina.
A próxima aparição pública será no domingo, dia 11 de maio, com o novo pontífice a encontrar-se com os peregrinos, na Praça de São Pedro, para a recitação do “Regina Coeli” a partir da varanda central da Basílica do Vaticano, às 11h00 (hora de Lisboa).
Já na segunda-feira, 12 de maio, o Sumo Pontífice vai conceder uma audiência aos jornalistas acreditados para a Santa Sé, pelas 09h00 (hora de Lisboa), no Auditório Paulo VI.
A Missa inaugural de Leão XIV está marcada para o próximo dia 18 de maio, na Praça de São Pedro, anunciou o Vaticano, prevendo-se a participação dos líderes mundiais. A celebração acontece 10 dias depois da sua eleição como Papa.
Reações da Igreja Católica em Portugal
A Diocese de Vila Real congratou o Papa Leão XIV pela sua eleição, manifestando “profunda comunhão e a total disponibilidade para caminharmos como Povo de Deus sempre fiel ao Evangelho de Jesus Cristo e aos ensinamentos do sucessor de Pedro”.
A nota publicada no site da diocese refere ainda que irão rezar, quer nas celebrações eucarísticas como na oração pessoal ou comunitária, “pela pessoa e pelo magistério do Papa Leão XIV, para que Deus o abençoe e o Espírito Santo o ilumine e fortaleça. Pedimos ainda que Maria, Mãe da Igreja e Nossa Senhora de Fátima sempre o proteja”.
Também o Santuário de Fátima afirmou a sua união com o novo Sumo Pontífice, revelando o desejo de que este visite a Cova da Iria durante o seu pontificado.
“O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve [em Fátima]. Por isso, o grande desejo é que possa visitar este Santuário, fazer a experiência de oração e experimentar a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
A Comissão Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou uma nota onde dão graças “pelo novo Pastor que Deus envia à sua Igreja e manifestamos a nossa comunhão e fidelidade para com o novo sucessor de Pedro”.
Além disso, fazem votos de que Leão XIV promova “um trabalho pastoral fecundo na condução do Povo de Deus, na edificação da unidade na diversidade do que somos e na persecução do caminho sinodal para uma Igreja renovada e missionária, ao lado dos migrantes, dos pobres, dos mais frágeis e dos marginalizados”.
Principais reações dos líderes à eleição
Luís Montenegro encontrava-se em Fátima quando saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina, tendo desejado a Leão XIV um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.
Numa nota colocada no site da Presidência da República, dá nota de que Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de felicitações ao Papa Leão XIV, expressando a profunda alegria em seu nome pessoal e do povo português.
O Presidente da República referiu ainda que “o sucessor de Pedro é o Pastor de uma vastíssima comunidade, na qual se encontram inúmeros portugueses que têm a mais plena esperança na Sua palavra e no Seu magistério”.
Também Pedro Nuno Santos não tardou em reagir à eleição do novo Papa, dizendo que “é um dia importante para o mundo” e que cabe agora continuar “o legado e o exemplo do Papa Francisco”
O candidato do PS referiu ainda que “num tempo de incerteza e conflito, desejo que o novo Papa possa ser um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana”.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, congratulou Leão XIV pela sua eleição, desejando que o seu pontificado “seja guiado pela sabedoria e pela força, enquanto ele lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio de seu compromisso com a paz e o diálogo”.
Na sua rede social Truth, o presidente dos EUA, Donald Trump, deu os parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost pela sua eleição como Papa, referindo que é uma grande honra para o seu país e desejando conhecê-lo, estando certo de que “será um momento com muito significado”.