O Município de Mondim de Basto promoveu esta terça-feira, dia 21 de janeiro, a cerimónia de lançamento da obra de Requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, e com o Diretor da Unidade Local de Saúde do Ave, Pedro Cunha, entre outras autoridades locais e regionais, bem como representantes da área da saúde.

Este projeto, que representa um investimento que ultrapassa um milhão e duzentos mil euros, financiado pelo Município de Mondim de Basto e pelo Ministério da Saúde, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é fruto de um trabalho conjunto promovido pelo executivo municipal e as várias entidades saúde, “que têm demonstrado um compromisso constante em melhorar as condições de vida dos mondinenses”.

O projeto surge no âmbito da transferência de competências da saúde, entre o Estado Central e o Município de Mondim de Basto. Desde o primeiro momento a autarquia reivindicou “a necessidade de uma reabilitação integral do edifício e nunca parcial como tinha sido inicialmente apresentado”.

A obra de requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto inclui a renovação das instalações, a criação de novas áreas funcionais, melhorias na acessibilidade e a modernização das infraestruturas para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo é criar um ambiente mais acolhedor e eficiente tanto para os utentes como para os profissionais de saúde. Desta forma, o edifício passará a ter condições para melhorar e reforçar alguns serviços, entre os quais o serviço de RX e de reabilitação física.

O projeto, com um investimento significativo, reflete o esforço contínuo da Câmara Municipal de Mondim de Basto para “assegurar que a saúde seja uma prioridade e que a população tenha acesso aos melhores serviços e infraestruturas possíveis”.

Com o início desta obra, a autarquia reafirma o seu compromisso com “a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, em particular na área da saúde, um dos pilares essenciais para o bem-estar da comunidade”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, destacou a importância desta requalificação para a melhoria das condições de atendimento e o fortalecimento da rede de saúde no concelho, sublinhando o compromisso da autarquia com o bem-estar da população. “Esta intervenção representa um passo fundamental para garantir que os nossos cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade em instalações modernas e adequadas. Estamos a investir no futuro da nossa comunidade, promovendo uma saúde mais acessível e de excelência”.

A requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto deverá estar concluída no prazo de 15 meses trazendo benefícios imediatos à população e à qualidade dos cuidados aqui prestados.