Bruno Ribeiro tem 19 anos, é natural da aldeia de Fonteita, na freguesia de Andrães, em Vila Real, e vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, na Dinamarca, de 9 a 13 de setembro.

O jovem, formado pelo CEFP – Vila Real, obteve nas provas de seleção final o melhor resultado em Instalações Elétricas e vai juntar-se aos perto de 600 jovens altamente qualificados de toda a Europa, que vão competir por uma medalha em 38 profissões.

Para chegar ao campeonato europeu, o vila-realense teve que vencer a nível interno, regional e nacional, garantindo o lugar na comitiva lusa na Dinamarca.

Bruno Ribeiro contou que a experiência nestes campeonatos “é incrível”, mas torna-se “muito cansativo”, dado que são “atletas de alta competição”. No caso do jovem, que se dedica à categoria de instalações elétricas, dedica-se diariamente ao treino de “cortes de calha, a parte prática e a parte teórica”, porque também têm “alguma parte da programação” e nunca sabem aquilo que os espera.

Há um plano de treinos definido pelo expert que acompanha o jovem, não podendo ultrapassar as 120 horas, devido à parte psicológica que também é contemplada. A maior parte é realizada nas instalações do IEFP em Vila Real, havendo a ida do jovem a Lisboa em alguns dias, para rever alguns detalhes com o preparador que, por já ter feito vários campeonatos, melhor conhece a realidade que o vila-realense pode encontrar.

Em termos práticos, Bruno Ribeiro é submetido a desafios que podem passar por corte de calha a 45 graus, não podendo ter um ângulo de abertura mais que 4 milímetros, “senão já não conta”, sem recurso a serras elétricas, caso contrário a contagem dos milímetros não faria sentido.

O vila-realense explicou que está a preparar-se para o mundial, assim “não custa tanto” quando for o europeu. Apesar de toda a preparação, tem a noção de que “carregar a bandeira nacional não é fácil”.

Apesar destas competições, o jovem pensa no futuro poder ter o seu próprio negócio na área das instalações elétricas, até porque os campeonatos “ajudam muito”, dado que “além de nos estarmos a preparar para competir, estamos a adquirir conhecimentos”.