A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da Câmara e Assembleia Municipal de Ribeira de Pena está marcada para o próximo domingo, 26 de outubro, às 16h00, na Praça do Município, anunciou a autarquia.

Reeleito com maioria absoluta, João Noronha (PS) inicia o terceiro mandato à frente do executivo municipal. O socialista, de 69 anos e advogado de profissão, venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 com 63,05% dos votos (3.333 votos).

O PSD, liderado por Carla Costa, foi a segunda força política mais votada, com 32,01% (1.692 votos). O Chega, representado por Marta Jesus, obteve 2,36% (125 votos), e a CDU, com Amadeu Silva, registou 0,34% (18 votos). Foram ainda contabilizados 57 votos em branco (1,08%) e 61 votos nulos (1,15%).

Na composição do executivo, o PS elegeu três vereadoresJoão Noronha, Carlos Rosa e Inês Torres Pereira —, enquanto o PSD assegurou dois lugares, ocupados por Carla Costa e Jorge Teixeira. Os até agora vereadores Luís Ferreira e Isabel Lourenço deixam o cargo por motivos pessoais.

Para a Assembleia Municipal, o socialista Daniel Carvalho foi eleito presidente com 62,09% dos votos (3.281 votos).

O Partido Socialista conquistou quatro das cinco freguesias do concelho. O PSD venceu apenas em Alvadia, onde foi eleito Avelino Rego. As restantes juntas serão lideradas por Bino Fecha (Cerva e Limões), Pedro Noronha (Santa Marinha), Márcio Marcelino (Canedo) e Manuel Morais (Salvador e Santo Aleixo de Além-Tâmega).