Já são conhecidas as propostas vencedoras da presente edição do Orçamento Participativo (OP) de Chaves.
Na componente de propostas de intervenção infraestrutural – Componente nº 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos – o projeto vencedor foi a “Requalificação Urbanística do Alto do Côto em Vidago”, tendo arrecadado um total de 800 votos.
Na componente de ações de âmbito imaterial – Componente nº 2 – Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo – resultou vendedora a proposta “Festival de Verão – Vidago”, igualmente com 800 votos.
Ambas as propostas foram apresentadas por Ana Margarida Fontes Parada. Um projeto prevê a requalificação urbanística do local e o melhoramento do espaço envolvente. A outra proposta vencedora idealiza, como o próprio nome indica, a realização de um festival com o objetivo de dinamizar a vila de Vidago.
Recorde-se que o Orçamento Participativo (OP) é um processo de participação democrática, que visa promover o envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil nas estratégias de governação do concelho. Esta participação concretiza-se através da possibilidade que é dada à população local para decidir o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis da autarquia.