D. Hermínia Coutinho completou um século de vida, no passado dia 14, celebrado em dois momentos especiais. Neste dia, teve lugar a cerimónia principal com a celebração de uma Eucaristia, na igreja paroquial de Adoufe, à qual presidiu o respetivo pároco, padre Manuel Coutinho, coadjuvado pelo diácono António Matos e com a presença de todos os familiares, elementos da Ação Católica e pessoas da freguesia que se quiseram associar a esta efeméride. Foram cantados cânticos da autoria da aniversariante, sob a direção do filho, o músico Fernando Lapa.
O passado domingo, foi o dia destinado à festa popular, realizada no centro cultural “Mãos à Obra”, a associação criada sob a égide da D. Hermínia, que vem desenvolvendo diversas atividades culturais e de carácter social, tudo em defesa das tradições e da cultura rural da freguesia e nomeadamente do lugar do Couto, onde reside desde sempre a família da aniversariante. Para além do Presidente da Câmara e vereadores, estiveram presentes representantes de diversas entidades ligadas à cultura, tais como o Centro Cultural Regional e Grémio Literário. Esteve também presente o Padre António Fontes, o dinamizador das festas que têm lugar em Vilar de Perdizes.
A D. Hermínia tem sido elogiada apela a sua carreira como animadora cultural, mas também pelo amor à sua terra e aos valores tradicionais do mundo rural. E igualmente pelo amor e dedicação à sua numerosa família, composta, neste momento, por 47 membros, entre filhos, noras e genros, 11 netos e 15 bisnetos.
A Ação Católica (AC) da diocese de Vila Real fez-se representar em todos os atos organizados a propósito do aniversário desta sua militante, que desde pequena militou neste movimento de leigos da Igreja. Aliás, no passado domingo, à noite, a D. Hermínia foi homenageada a nível nacional, com a presença de praticamente todas as dioceses portuguesas, num momento especial, em que o antigo Presidente Diocesano e também da Equipa Nacional, Caseiro Marques, falou do percurso e do espírito que sempre animou a homenageada e da influência da educação familiar e da sua militância na AC, aspetos que funcionaram “como uma cola, uma inspiração para o seu desenvolvimento pessoal e o trabalho que realizou ao longo da sua vida, nomeadamente na educação dos seus familiares. Foi ainda escutada uma mensagem do antigo Presidente Nacional, Flausino Silva, da diocese de Aveiro, que realçou os méritos da D. Hermínia em todas as atividades por ela desenvolvidas e a importância que teve para o crescimento das pessoas do Couto, da freguesia, da Igreja diocesana e mesmo a nível nacional. Muito emocionada e sensibilizada, a homenageada falou do seu amor à Ação Católica e de quanto este movimento a ajudou ao logo da sua longa vida, agradecendo todas as atenções de que foi alvo. Esta sessão terminou com o cântico de parabéns e uma oração poética, lida pela atual Presidente Nacional, Ângela Almeida, da diocese de Viseu.
Torne-se assinante do Notícias de Vila Real
Para ter acesso a esta e outros trabalhos publicados no Notícias de Vila Real, torne-se assinante do nosso jornal.
