A Goldenergy, empresa com sede em Vila Real e conhecida pela sua oferta de eletricidade 100% renovável e gás natural, deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade ao juntar-se ao Grupo de Trabalho Permanente de Gases Renováveis, promovido pela Associação de Bioenergia Avançada (ABA).
Este grupo reúne diversas entidades públicas e privadas com o objetivo de dinamizar o setor dos gases renováveis em Portugal, com destaque para o biometano – uma alternativa ecológica ao gás natural convencional. A adesão da Goldenergy insere-se na sua missão de contribuir para a transição energética e para a redução da dependência de combustíveis fósseis.
Óscar Delfim, Diretor Comercial da área empresarial da Goldenergy, será o representante da empresa neste grupo de trabalho, que procura desenvolver soluções práticas e políticas para acelerar o uso de energias limpas, sobretudo em setores industriais com elevadas necessidades energéticas.
Fundada em 2019, a ABA tem-se destacado pelo impulso que tem dado à produção de biocombustíveis a partir de resíduos e subprodutos, promovendo um modelo de economia circular alinhado com as metas de descarbonização nacionais e europeias.
Miguel Checa, diretor-geral da Goldenergy, sublinhou que “o biometano será uma peça-chave na construção de um sistema energético mais sustentável e independente. A nossa participação ativa neste grupo permite-nos contribuir diretamente para a criação de soluções concretas”.
Com o apoio do grupo suíço AXPO, acionista maioritário da Goldenergy, a empresa vila-realense reforça assim a sua posição enquanto agente de mudança no setor energético nacional, procurando desenvolver alternativas mais limpas, viáveis e economicamente sustentáveis para as empresas portuguesas.