O Comando Territorial de Vila Real, através dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vila Real, no dia 10 de janeiro, recolheu um texugo, na localidade de Outeiro, no concelho de Vila Real.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de que o espécime estava preso num cabo de aço (laço), os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde se depararam com o animal preso no referido laço, em volta do dorso, a debater-se na tentativa de se libertar. Uma vez que o animal não possuía qualquer ferimento ou lesão, foi libertado e restituído ao seu habitat natural.

Foram encetadas diligências no sentido de tentar identificar o autor do ilícito, mas até ao momento as mesmas foram infrutíferas, pelo que foi aprendido o referido cabo de aço (laço) e os factos comunicados ao Ministério Público do Tribunal de Vila Real.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana informa que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.