Decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, no passado dia 21 de outubro, uma Assembleia Geral Eleitoral dos representantes dos órgãos gestores dos baldios dos Distritos de Vila Real, Bragança e Porto.
Na assembleia, que contou com a presença de mais de uma centena de elementos, foram eleitos os novos órgãos sociais do Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD) para o próximo mandato e debatidos os principais desafios que se colocam a todo o setor comunitário da região.
Em cima da mesa esteve a discussão das implicações económicas sociais e jurídicos relativo a propostas dos contratos nas áreas de carbono, eólicas, fotovoltaicas e recursos geológicos, tendo sido enumerados vários perigos e os cuidados a ter por parte dos associados no que toca aos contratos já conhecidos, com prazos de execução longos.
Foi discutido a necessidade de o Secretariado em parceria com a BALADI reforçar os Departamentos Técnico e jurídico para acomodar e responder às várias solicitações dos Associados. Houve ainda tempo para um breve balanço sobre o muito bom trabalho realizado pelos vários Agrupamentos dos Baldios da área do Secretariado.
Os problemas que o setor pecuário da região estão a atravessar, foram outros dos temas em debate, no que concerne à redução da área forrageira dos baldios promovida pelo Governo, que veio acentuar a redução de 50 por cento levada a cabo no tempo da “troika” e “coloca em causa os rendimentos dos agricultores transmontanos”.
Foi ainda aprovado por unanimidade a dinamização de uma Manifestação Regional de Protesto durante o mês de novembro, em parceria com o restante movimento associativo regional reclamando “a cessação dos cortes de área forrageira dos Baldios e exigindo que nenhum agricultor seja prejudicado nas suas candidaturas já entregues ao IFAP”.
Carlos Pereira Cardoso