Dia 3 de dezembro, domingo, é um dia especial na Casa de Mateus, em Vila Real. Nesse dia, há 53 anos, foi instituída a Fundação da Casa de Mateus por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, com a doação para fins de serviço público do conjunto arquitetónico composto pela Casa, Capela e Casas da Adega, de um Parque composto por jardins históricos, pomares, vinhas e zona de bosque e de um extenso espólio constituído por arquivo, biblioteca e coleções museológicas.

Para assinalar o aniversário, a Fundação convida toda a comunidade, neste que é um Dia Aberto aos residentes no concelho de Vila Real. O programa inicia-se às 11h00 com a inauguração da exposição documental “D. Francisco de Albuquerque | A Caminho da Fundação” e da exposição fotográfica “Retratos de Mateus”, de Fernando Pendão.

Em tempos de Natal, ao longo de todo o dia, a Feira de Livros, Catálogos e Cartazes permite a descoberta de centenas de documentos publicados pela Fundação ao longo da sua história, normalmente a propósito de eventos que ainda hoje preenchem a memória de uma comunidade alargada. Finalmente, será já possível entrever a instalação da obra O Jardim Pintado, de Manuel Casimiro, jardim zen que prolongará a sequência de jardins do parterre inferior, a seguir ao Jardim das Coroas.

Este ano, a Casa de Mateus já foi visitada por 107 mil e 804 pessoas.