O diplomata Francisco Seixas da Costa foi recebido, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, nos Paços do Concelho, tendo recebido a Medalha do Centenário da Cidade de Vila Real.

A entrega estava inicialmente prevista para as celebrações do centenário da elevação de Vila Real à condição de cidade, mas o homenageado não pôde comparecer.

Francisco Seixas da Costa, natural de Vila Real, tem um longo percurso na diplomacia, tendo trabalhado nas embaixadas de Oslo, Luanda e Londres. Mais tarde veio a desempenhar as funções de embaixador no Brasil, França e Mónaco.

O vila-realense passou ainda pelos governos de António Guterres como secretário de Estado dos Assuntos Europeus. Parsa além da política, desempenhou ainda funções no ramo empresarial, nomeadamente na Mota-Engil, EDP e Jerónimo Martins.

Para a autarquia, este momento simbólico servir para reconhecer o “percurso e contributo do Senhor Embaixador, no âmbito das comemorações do centenário de Vila Real, num ambiente de proximidade e informalidade”.

A nota refere ainda que Vila Real continua a valorizar “as personalidades que contribuem para a afirmação dos valores culturais, cívicos e históricos do concelho”.