No dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, comemora-se o Dia dos Namorados, um dia em que os comprometidos celebram a união e toda a temática se reveste de tons vermelhos, invocando o sentimento do amor.
Em Vila Real, há um estabelecimento de restauração que decidiu acolher os solteiros, que neste dia ficam excluídos da equação, e promover uma competição saudável, trata-se da Forneria.
Falamos com Paulo Marinho, um dos sócios-gerentes do espaço, que nos contou que a ideia surgiu quando viu num grupo de amigos que “iam fazer o jantar dos encalhados”, lembrou-se então da ideia de se “fazer uma brincadeira em que pudesse ter de um lado os comprometidos com a boa vida (no sentido positivo do termo) e, do outro, os comprometidos com o parceiro(a)”.
Passou a ideia à equipa de marketing que logo começou a desenhar a estratégia para este dia festivo. Renan Colletas, responsável pelo marketing e comunicação da Forneria, explicou que não queriam “ficar muito presos ao Dia dos Namorados”, e apesar de o dia dos solteiros ser a 11 de novembro, “é no 14 de fevereiro que as pessoas se lembram que são solteiras ou que estão comprometidas com a vida, e achamos que fazia mais sentido ser nesta data a comemoração dos dois lados”, tendo sido a partir daí que encetaram esforços para “fazer a brincadeira”.
Foram então criados dois menus diferentes, ajustados aos “dois momentos da vida”, dividindo a sala em dois terços para os namorados, e um terço para a outra fação, havendo uma espécie de mistério, dado que este lado estará tapado.
O responsável de marketing espera que esta “seja uma grande festa e que não seja um dia comemorado apenas por aqueles que têm parceiro ou parceira, mas por aqueles que estão comprometidos com a vida”, existindo uma brincadeira alusiva ao tema que diz que “sabe o estado em que entra, mas não sabe o estado em que sai”, uma brincadeira que, segundo Paulo Marinho, junta o “estado civil com o estado emocional”.
O sócio-gerente acredita que “nenhum casal se irá sentir desconfortável” com a brincadeira, apostando que, se correr bem, outros espaços de restauração da cidade poderão reproduzi-la nos próximos anos.