A partir do próximo dia 1 de janeiro de 2025, circular em algumas autoestradas do país vai ficar mais barato com a eliminação das portagens.
A medida contempla as A4, A13 e A13-1, A22, A23, A24, A25 e A28 (esta somente entre os troços de Esposende a Antas e entre Neiva e Darque).
A medida causou alguma discussão na Assembleia da República, com os partidos do Governo (PSD e CDS) a defender uma descida gradual do preço das portagens e o PS a extinção de algumas, o que veio a acontecer com a aprovação da Lei n.º 37/2024, de 7 de agosto, que contou apenas com a abstenção da IL e os votos contra do PSD e CDS.
Promulgada pelo Presidente da República, o governo teve que eliminar as taxas de portagens nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança, revogando o Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de outubro.
Em Vila Real a medida vai beneficiar os utilizadores da A4, uma vez que prevê a extinção das portagens também no Túnel do Marão, e a A24.