O Projeto “Ficar na Escola é Fixe”, iniciativa direcionada para crianças e alunos do JI e EB1 cujos pais/encarregados de educação não possuem retaguarda familiar, está de regresso na pausa letiva da Páscoa, com reforço do número de vagas, dado o sucesso da primeira edição realizada nas férias de Natal. As atividades decorrerão nas escolas EB1 da Araucária, EB1 Abade de Mouçós, EB1 da Timpeira e EB1 das Árvores, entre os dias 25 a 28 de março, abrangendo 400 crianças, 100 por cada polo de acolhimento.
“Este projeto é dirigido a crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico, da rede pública do concelho de Vila Real, independentemente de beneficiarem ou não de algum tipo de escalão de abono ou de estarem a frequentar os serviços de apoio à família” salientou Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador do pelouro da educação, sublinhando que “o objetivo desta iniciativa do município é auxiliar os pais e encarregados de educação sem qualquer retaguarda familiar a quem recorrer nos períodos de férias escolares dos seus filhos, o que muitas vezes origina situações de grande stress e ansiedade.”
As inscrições serão efetuadas através de formulário on-line no site da Câmara Municipal, cujo link ficará disponível na manhã do dia 4 de março, encerrando às 17h00 do dia 8 de março. Terminada a data limite, o formulário ficará bloqueado e não serão aceites mais inscrições. O formulário também será bloqueado à medida que for atingido o limite de 100 inscrições por polo, sendo o mesmo retirado do formulário, mantendo-se as inscrições nos restantes.
No ato de inscrição o encarregado de educação deverá escolher o polo pretendido, que pode ser diferente do frequentado em contexto de componente letiva, se o polo selecionado já não tiver vaga poderá optar por outro.
Estão assegurados os serviços de acolhimento, a partir das 7h45, o serviço de almoço e o serviço de prolongamento de horário, até às 19h, caso o encarregado de educação assim o manifeste no formulário. A deslocação estará a cargo dos respetivos encarregados de educação. O pagamento será efetuado na mensalidade de março.