Começou no dia 6 de novembro, no Teatro Municipal de Vila Real, o Festival Internacional de Imagem de Natureza 2023. Esta VII edição arrancou com a abertura das exposições dos Concursos Internacionais de Fotografia e Desenho e do Concurso Juvenil de Imagem de Natureza, e com o Festival de Curtas-metragens, com exibições diárias e gratuitas até ao dia 10 de novembro.
O Concurso de Fotografia da Biodiversidade conta com 109 concorrentes, oriundos de 27 nacionalidades, com 561 imagens, distribuídas pelas quatro categorias do concurso, estando expostas 54 imagens, incluindo as três melhores imagens por cada categoria. O Concurso de Desenho da Biodiversidade, com 58 concorrentes e um total de 88 obras, divide-se em duas categorias: Desenho Científico e Desenho da Natureza. O Concurso Juvenil de Imagem da Natureza, que foi alargado pela primeira vez a todo o país, teve como alvo jovens dos 8 aos 18 anos, que participaram com fotografias e desenhos dedicados ao património natural biológico. “Temos a melhor exposição das sete edições, com mais de 3200 trabalhos apresentados na globalidade”, afirmou Mafalda Vaz de Carvalho, Chefe de Divisão do Ambiente do Município.
“Estive na génese do processo do festival e percebi logo que este podia e, de facto, teve um grande sucesso. Conseguimos chegar aos cinco cantos do mundo, esse era o nosso grande objetivo: que as questões relacionadas com a natureza e o ambiente pudessem ser sistematicamente incorporadas na nossa sociedade e comunidade. Estamos num território com uma biodiversidade muito relevante pelo que esperamos que esta seja valorizada, divulgada e, acima de tudo, preservada”, salientou o Vereador do Ambiente, Carlos Silva, acrescentando que “para nós o FIIN é uma forma de sensibilizar a população, especialmente a jovem. É um instrumento de divulgação da nossa biodiversidade e, portanto, é uma ferramenta educativa e informativa/formadora da comunidade”. O Vereador deixou ainda o compromisso de continuar a desenvolver o festival, adiantando que “temos novas ideias para o ampliar, este é um processo que vai continuar!”.
Na presente edição destaca-se ainda a continuidade do FIIN Vai às Escolas e As Escolas Vão ao FIIN, assim como a primeira edição do FIIN- Ancião, iniciativas que têm como objetivo a partilha dos registos atuais do património natural e das memórias paisagísticas, faunísticas e florísticas entre gerações, permitindo assim alargar o alcance da mensagem conservacionista para a sustentabilidade do Planeta e aumentar o acervo de memórias do património natural.
Recorde-se que o objetivo do festival é sensibilizar a sociedade para a conservação da natureza e preservação do património biológico, através da divulgação da biodiversidade e da educação ambiental por meio do desenvolvimento da expressão artística. O festival realiza-se durante a semana de 6 a 12 de novembro, data em que ocorre a Gala Final do FIIN 2023, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila Real.