O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín inaugurou oficialmente as esculturas que dão as boas-vindas ao “Território da Água”, uma homenagem artística à ligação e cooperação transfronteiriça entre as localidades de Verín (Ourense) e Chaves (Portugal).
Estas esculturas gémeas, desenhadas pelo escultor natural de Alicante, Carlos Lorenzo, simbolizam a união dos dois municípios que formam a primeira Eurocidade da Península Ibérica, criada há mais de 15 anos. As obras, realizadas em granito e aço corten, pesam 5.500 quilos cada uma e têm dimensões de 2,40 metros de altura, 3 metros de comprimento e 60 centímetros de largura.
Com um design retangular que enquadra a paisagem e uma “onda” esculpida em granito que simula o movimento da água, as esculturas destacam-se como um símbolo do património termal e cultural que caracteriza esta Eurocidade, conhecida pelas suas numerosas nascentes de águas termais. Durante a noite, as peças ganham vida com uma iluminação especial que realça a onda em tons de azul, evocando a água como elemento central desta região.
As esculturas estão localizadas estrategicamente: uma na rotunda de saída da autoestrada em Verín e outra na antiga alfândega fronteiriça em Chaves, ao longo da estrada nacional que liga os dois municípios.
A inauguração oficial teve lugar ontem, quinta-feira, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Verín e Diretor da AECT Eurocidade Chaves-Verín, Gerardo Seoane, e do Presidente da Câmara Municipal de Chaves e Presidente da Eurocidade, Nuno Vaz. Ambos estiveram acompanhados pelos Vereadores e Deputados da Assembleia Geral do organismo transfronteiriço.
Um símbolo de união territorial
A instalação destas esculturas celebra, não apenas a ligação entre Chaves e Verín, mas também reforça o compromisso desta Eurocidade com o desenvolvimento territorial transfronteiriço. Este projeto artístico está inserido nas atividades financiadas pelo programa Interreg Espanha-Portugal, através do projeto Eurocidade 2030 e com fundos da União Europeia.
A Eurocidade Chaves-Verín continua a afirmar-se como um modelo de cooperação na Europa, demonstrando que a colaboração entre municípios de diferentes países pode gerar um impacto positivo no desenvolvimento cultural, turístico e económico do território.