Está a nascer, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma coleção de peças feitas com pasta de papel, com o objetivo de angariar fundos para a construção de um jardim de infância na Guiné-Bissau. As mãos dos estudantes da licenciatura em Educação Básica têm moldado pinheiros, figuras do presépio, coroas festivas, enfeites vários (bolas, estrelas, sinos, corações e bolas) e anjos de vários tamanhos. A 12 e 13 de dezembro, das 10h às 17h, estas peças vão poder ser adquiridas na Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS).
Com preços que vão de um a cinco euros, as peças podem ser adquiridas individualmente ou em conjuntos. Cada compra feita durante esta venda de natal contribuirá integralmente para o projeto de construção de um jardim de infância em Sanfim [Guiné-Bissau], promovido pela Organização Não Governamental “Sol Sem Fronteiras” (SOLSEF). O Jardim de Infância Padre Jonas irá apoiar 300 crianças e respetivas famílias.
“Esta ação solidária começou como resposta às preocupações dos estudantes sobre questões sociais, especialmente o acesso à educação em países em desenvolvimento, e já resultou na produção de mais de 200 peças, o que mostra bem o empenho e a dedicação dos estudantes envolvidos”, afirma a professora Rita Azevedo.