O Agrupamento de Escolas Diogo Cão, de Vila Real, assinalou no dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, com a participação do escritor e etnólogo Alexandre Parafita em várias sessões que decorreram na escola sede e na escola do Prado.

Esta data é celebrada em todo o mundo pela simbologia que representa, ao ser instituída pela UNESCO, por assinalar o dia da morte de vários escritores célebres, entre os quais Cervantes e Shakespeare. Assinala-se, igualmente, o dia de S. Jorge, que em alguns países está associado a uma tradição que mandava os cavaleiros oferecerem às suas damas uma rosa vermelha daquele santo e, em troca, receberem um livro.

O escritor convidado é autor de mais de meia centena de livros, em domínios que vão desde a ficção, poesia, etnografia, antropologia, à literatura infantojuvenil. Grande parte da sua obra, especialmente a que é dirigida ao universo infantil, integra o Plano Nacional de Leitura (PNL). Os alunos e professores do Agrupamento trabalharam previamente várias obras do autor e sobre elas dialogaram com ele nas várias sessões, colocando os alunos muitas e pertinentes questões, alusivas ao processo de escrita, nomeadamente sobre as motivações e as fontes de inspiração do autor, mas também a propósito da sua infância, do hábito de ouvir histórias antigas e da forma como isso influenciou o seu percurso, sobretudo a sua paixão pela etnografia.