A Escola Básica Diogo Cão, de Vila Real, vai marcar presença na final nacional da 11.ª edição do programa Apps for Good, que se realiza no próximo dia 16 de setembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Entre cerca de 30 projetos finalistas de todo o país, a escola apresenta a aplicação “Ritmo Certo”, que alia desporto, tecnologia e motivação no contexto escolar.
Enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, o “Ritmo Certo” regista automaticamente os tempos dos alunos nas provas do MegaSprint através de sensores criados com o kit Electronics for All. A aplicação permite analisar resultados por aluno e turma, estimulando o envolvimento nas aulas de Educação Física e apoiando o trabalho dos professores. Trata-se de uma solução económica e adaptável à realidade das escolas públicas.
Promovido pelo CDI Portugal, o Apps for Good desafia anualmente alunos do 5.º ao 12.º ano a desenvolver aplicações que respondam a problemas reais nas áreas da saúde, educação, igualdade de género, inovação, cidades sustentáveis, ação climática ou combate à pobreza. Desde a sua criação, já envolveu mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e 700 escolas em todo o país.
A final contará com a presença de João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Bernardo Correia, Secretário de Estado para a Digitalização, e Luís Fernandes, Diretor-Geral da DGAE, em representação do Ministro da Educação e Ciência.