A região do Douro foi eleita “International (Non-U.S.) Wine Region of the Year” nos Wine Enthusiast Wine Star Awards 2025, uma das distinções mais prestigiadas do setor vitivinícola mundial. O prémio reconhece a qualidade consistente dos vinhos durienses, o património cultural e paisagístico da região e a capacidade de inovação e hospitalidade das suas empresas.
Para o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), esta conquista representa “uma vitória de toda a fileira”. O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, sublinhou que o galardão “honra o trabalho de gerações que moldaram socalcos, cuidaram vinhas e preservaram um saber-fazer que hoje se traduz em vinhos de excelência, do carácter dos DOC Douro à identidade inconfundível do vinho do Porto”. Acrescentou ainda que o reconhecimento é “um estímulo para continuar a elevar os padrões de qualidade, sustentabilidade e enoturismo”.
Reconhecido como Património Mundial da UNESCO, o Douro alia tradição e modernidade, destacando-se pela viticultura heroica, castas autóctones e pela nova geração de produtores e enólogos que reforçam a reputação internacional da região. O Douro tem também consolidado a sua posição como destino de enoturismo de referência, combinando visitas a quintas, cruzeiros no rio, gastronomia e hotelaria de excelência.
Os Wine Enthusiast Wine Star Awards, promovidos pela revista norte-americana Wine Enthusiast, distinguem anualmente as regiões, empresas e personalidades que mais se destacam pelo contributo excecional para o setor do vinho a nível global.