Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a autarquia flaviense, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, assinalou este dia com uma ação de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública.

Tendo como mote a valorização dos produtos sazonais e sustentáveis, a ementa especial preparada para todos os refeitórios integrou sopa de legumes, lasanha vegetariana, salada de alface, couve roxa e cenoura, e fruta da época, neste caso uvas.

Foi ainda oferecido, a todos os alunos, um lanche “saudável” e um livro que aborda, de forma criativa, uma alimentação sustentável, sem desperdício alimentar numa tentativa de diminuição da pegada ecológica, com a associação de jogos didáticos para uma maior consciencialização das melhores escolhas de alimentação que os encarregados de educação podem ter ao seu dispor.

A alimentação é um fator determinante da saúde, assumindo extrema importância no crescimento e desenvolvimento das crianças. É muito mais do que o ato de sentar à mesa e comer, envolvendo diferentes ações, num sistema alimentar, que se inicia com a transformação do alimento, mas sobretudo com as escolhas de consumo mais saudáveis e adequadas a cada fase da vida.