Portugal vai ser afetado pela passagem da depressão Ingrid que trará frio, chuva e neve, segundo dados das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A partir da tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, poderão ocorrer períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de grazino e trovoada, devendo prolongar-se até domingo, 25 de janeiro.
As terras altas, com especial atenção para as cotas acima dos 800 metros de altitude, terão queda de neve, podendo descer até aos 600 metros entre o final da tarde de sexta-feira, 23 de janeiro, e o final da manhã de sábado, dia 24 de janeiro.
Dadas as previsões, o IPMA emitiu, inicialmente, aviso laranja para vários distritos do continente, tendo depois atualizado para aviso vermelho, nos quais se incluem Vila Real, Viseu, Braga, Viana do Castel e Porto, devido à queda de neve. O instituto prevê ainda a acumulação significativa de neve nas serras do Norte e Centro, podendo atingir os 30 cm de altura no domingo (25).
Durante o dia de hoje (22) está prevista a ocorrência de vento forte, podendo sentir-se rajadas de até 100 km/h nas terras altas.
(Em atualização)