Durante o último fim de semana, as trutas foram o centro das atenções para os diversos visitantes, que se dirigiram a Canedo, em Ribeira de Pena, para saborear e apreciar esta iguaria.

No passado sábado, dia 23 de março, Canedo foi palco de um animado encontro de pesca, atraindo diversos pescadores da área, para que mais tarde se pudesse realizar a tradicional degustação das trutas.

Na parte da tarde, a comunidade reuniu-se para celebrar uma missa em honra de São José, seguida por uma solene procissão até a capela de Nossa Senhora de Fontelos.

Posteriormente, abriu-se um espaço público onde vários produtores locais puderam apresentar os seus produtos, em um ambiente animado por diversos grupos, nomeadamente: atuação do grupo Amigos das Concertinas, do grupo Cantares do Barroso, do artista e sua banda Delfim Júnior & Ymperio Show e o Dj Max Bubu.

Márcio Marcelino, na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Canedo, dirigiu-se a todos os presentes, ressaltando a importância e o significado deste evento para a localidade, enfatizando que esta festa vai além de uma simples celebração, “esta festa representa a união e a identidade profundamente enraizadas do povo de Canedo”, terminando com um agradecimento especial à Câmara Municipal de Ribeira de Pena pelo apoio fundamental na organização e realização deste evento memorável.

O Vice-Presidente, Luís Ferreira, acrescentou que esta festa desempenha um papel crucial na luta contra a desertificação, sublinhando a importância destes eventos na promoção da coesão social e na preservação das tradições locais, sendo que, através destas atividades não apenas se fortalecem os laços comunitários, como também se destaca a riqueza cultural e histórica da região.

No domingo, 24 de março, a emocionante caminhada pela “Rota da Truta do Rio Beça” marcou o início do dia. Este evento, permitiu que os participantes explorassem a beleza natural da região.

Após o almoço, a festa ganhou ainda mais vida com uma série de animações que cativaram os presentes, a festa contou com a atução do grupo “Rufas de Balteiro”, Grupo de Cantares de Balteiro e o Grupo Musical Sons do Rio, encerrando com a atuação do conjunto Nova Geração.

Um dos momentos mais aguardados foi a chega dos bois, uma tradição que continua a encantar tanto os habitantes locais como os visitantes.

Este evento organizado pela empresa EHATB em conjunto com o Município de Ribeira de Pena, Junta de Freguesia de Canedo e a Associação de Caça e Pesca do Lezenho, é considerado único e destaca-se por valorizar e promover os produtos locais, impulsionando por consequência a economia local e o turismo.